domingo, 25 de outubro de 2015

Novo projeto - Alarme anti-furto para projetores multimídia

Olá pessoal, tudo bem com vocês!

Neste post vou apresentar um novo projeto que implementei na Universidade onde trabalho. Quem já trabalhou em instituições de ensino sabe que hoje o uso de projetores multimídia nas salas é bastante comum e costuma-se fixar estes equipamentos no teto para serem utilizados sempre que precisar sem precisar toda vez levar o equipamento e instalar em uma mesa. Isto torna o uso bastante prático porém acrescenta um risco de furto (acredite: há verdadeiras "quadrilhas" especializadas em furtar esses equipamentos) e pensando nisso comecei a pesquisar se há algum dispositivo de segurança que pudesse monitorar esses equipamentos (fora cadeados, suportes de ferro, etc) e descobri que não há nenhum dispositivo parecido que pudesse identificar uma tentativa de furto em tempo real. Analisando equipamentos de segurança patrimonial e alarmes verifiquei que existe um sensor magnético que pode ser conectados em alarmes para identificar abertura de portas e janelas e que poderia ser colocado no projetor multimídia, possibilitando o monitoramento por uma central de alarme. Como uma central de alarme com conexão de rede não é um equipamento muito barato resolvi implementar uma central utilizando Arduino + Ethernet Shield, possibilitando o monitoramento até por SNMP.
Vamos ver o material necessário para o projeto:

- Sensores magnéticos: o sensor magnético consiste de duas partes separadas: uma com um reed switch conectado a um par de fios e outra parte com uma imã. Ao aproximar o imã do reed switch a chave é fechada e ao afastar o imã a chave é aberta. Fixa-se a parte com o reed switch e o par de fios no corpo do projetor e outra parte com o imã fixa-se no suporte do projetor no teto de forma que fiquem bem encostados. 

Fig.ura 1: Sensor magnético



















- Bornes: os bornes são para conectar os fios que vem dos sensores magnéticos para a protoboard.

Figura 2: Bornes para conexão dos fios












- Protoboard
- Arduino UNO
- Ethernet Shield W5100


- Sirene 12V: a sirene vai alertar quando um dos sensores magnéticos abrir.


Figura 3: Sirene eletrônica















- Fonte 12V 1A: a fonte vai alimentar a sirene.

Figura 4: Fonte 12V 1A
















- Módulo relé 1 canal ou 2 canais: o relé vai permitir o acionamento da sirene em 12V.

Módulo relé 1 canal















- Fio de alarme 2 vias ou cabo de rede: para conectar os sensores magnéticos à central de alarme.

- Expansor de portas I2C PCF8574N: como temos poucas portas no Arduino UNO e utilizaremos leds indicadores de acionamento dos sensores magnéticos utilizamos o expansor de portas.


No próximo post veremos a implementação do circuito e do código Arduino. Até a próxima!