sábado, 19 de julho de 2014

Como tudo começou: necessidade e curiosidade

Créditos: Scientific American - Mente Cérebro



Olá pessoal,

Acredito que um dos fatores motivadores para aprendermos algo novo é a necessidade de se resolver um problema. Acredite: você se sente "pressionado" em resolver um problema e você fica pensando: deve existir alguma maneira de resolver isto e alguém já pode ter encontrado a solução e vou correr atrás de informações de como resolver o problema. Aí você obtém novas informações e vê que para resolver o problema é necessário adquirir novas habilidades, ou seja, aprender algo novo. Comigo aconteceu assim.

O problema

Trabalho com TI em uma universidade pública e temos uma sala com os servidores e equipamentos de rede em um ambiente com ar condicionado e ele deve ficar constantemente ligado pois estes equipamentos geram bastante calor. O grande problema é quando acontece alguma falha momentânea de energia: o ar condicionado desliga e este não tem restart automático, ou seja, desligou o ar condicionado ele não religa automaticamente quando volta a energia e é necessário religar o ar manualmente através de controle remoto. Imagine os transtornos que isso causa quando, por exemplo, é um fim de semana. Até sabermos que o ar condicionado foi desligado a temperatura já subiu e muitas vezes tive que ir até à Unidade para acionar o ar novamente!
Temos uma lista de administradores de rede na Universidade em que alguém relatou esse mesmo problema e perguntou se tinha alguma solução para isso. Um dos membros respondeu que esse problema poderia ser solucionado utilizando Arduino para acionamento automático do ar condicionado e que havia bastante informação na Internet em como implementar essa solução. Aí foi o pontapé inicial.

O começo

Aguçado pela curiosidade eu já tinha feito minhas pesquisas sobre a plataforma Arduino e lido bastante á respeito e a solução proposta me chamou bastante atenção. Lembro que em uma festa da família estava conversando com o meu sobrinho Alan que tinha começado a fazer um curso técnico de Mecatrônica e comentei sobre o Arduino e falei pra ele que tinha um problema pra resolver na Universidade e que eu ia utilizar o Arduino. Tomei a decisão de comprar um kit e iniciar minhas experiências. A idéia era de me familiarizar com a plataforma com projetos bem básicos e ir aprendendo com bastante informação na Internet. Foi o que fiz. Comprei um livro chamado Arduino Básico (recomendo) , um Arduino Duemilanove, leds, resistores e os materiais necessários a cada capítulo do livro (não todos os capítulos). 

Motivação

Não sei se com todo mundo é assim mas o fato é que a cada projeto simples que fiz funcionar me motivei cada vez mais a iniciar projetos maiores, mais complexos e desafiantes e continua assim até hoje. O que me motiva é o fato de estar aprendendo cada vez mais e adquirindo cada vez mais experiência. 

Primeiro projeto

Voltando ao caso do ar condicionado: tinha que resolver o problema e adquirindo algumas habilidades básicas no Arduino chegava a hora de esboçar o projeto que daria a solução. No próximo post vamos ver em detalhes algumas questões de projeto que tive que pensar para implementar a solução.


Um comentário:

  1. com certeza a necessidade faz a pessoa da volta por cima de tudo parabens pelo seu empenho amigo é isso ai sucesso.

    ResponderExcluir