Vamos para a implementação do monitor de tensão e o primeiro passo é montar o circuito detector de tensão. A idéia é monitorar um circuito elétrico (tomada ou derivação) quanto à presença de tensão ou não e fazer com que o Arduino perceba estes estados através de uma de suas portas. Temos que colocar alguns parâmetros no projeto para que o circuito detector trabalhe de forma flexível e segura:
1) Tensão a ser monitorada: pode ser 110V ou 220V. No projeto optamos por trabalhar com ambas as tensões.
2) Proteção dos circuitos: como estamos monitorando um circuito elétrico é fundamental implementarmos algumas proteções aos circuitos diretamente ligados ao Arduino.
Detalhes construtivos:
1) Caixa para acomodação dos componentes: optamos por utilizar uma caixa 20x20 do sistema VID da Tigre.
2) Conector fêmea para cabo de energia: tínhamos sobrando esses cabos com conector fêmea para cabo de energia e decidimos utilizá-lo para poder conectar cabos de energia com o novo padrão e se for preciso também conectar cabos de energia com padrão antigo. Se a tomada a ser monitorada for do padrão novo utiliza-se um cabo de energia com plug no padrão novo! Se não utilize um cabo do padrão antigo.
3) Protoboard para conexão dos componentes.
4) Borne para ligação da entrada de energia no optoacoplador.
Detalhes do circuito:
1) Utilização de optoacoplador: como estamos trabalhando com tensões de 110V AC e 220V AC convém protegermos o Arduino caso haja algum problema nesses circuitos. O optoacoplador utilizado foi o 4N25.
2) Resistor de 220K: limitador de corrente na entrada do optoacoplador.
3) Resistor pull-down de 10K.
4) 2 LEDS (um para indicar presença de tensão (led verde) e outro para indicar falta de tensão (led vermelho).
Esquema de ligação:
Como funciona:
O circuito que se quer monitorar a tensão é conectado através dos pinos 1 e 2 do optoacoplador e utilizando-se de um resistor limitador de corrente. Nos pinos 4 e 5 são ligados ao 5V e GND do Arduino e utilizando-se de um resistor pull-down para sempre termos sinais em nível ALTO ou BAIXO, sem níveis intermediários. Se há tensão no circuito o LED do optoacoplador é iluminado (está conectado nos pinos 1 e 2 do optoacoplador) e do outro lado temos um fototransistor e quando exposto à luz a sua base é excitada por esse facho de luz, fazendo com que os pinos 4 e 5 passem a conduzir. No pino 4 derivamos uma conexão à porta 2 do Arduino que ficará em estado alto se o circuito tiver tensão e em estado baixo se não estiver com tensão.
No Arduino optamos por trabalhar com interrupções na porta 2 para detectar essas mudanças de estado da porta e agir conforme essas mudanças ocorrem.
No próximo post vamos ao código! Não deixem de acompanhar!
Até mais!
Se você colocar 127V ou 220V no lado do led irá queimar o 4N25 instantâneamente.
ResponderExcluirMichael, você fala em colocar 127 ou 220V nos pinos 1 e 2? Lembre-se que no circuito há um resistor de 220K... Tenho esse circuito funcionando há mais de 1 ano...
ExcluirO 4n25 é um acoplador óptico desenvolvido para estes fins ISOLAR UM CIRCUITO DO OUTRO !! Ou seja da Alta tensão protegendo o resto !! Um resistor de 220k protege MUITO bem !! Tenho aqui a 10 anos!!
ExcluirBoa tarde,na empresa onde trabalho estamos com problema de queda na energia da camara fria e queria saber se esse programa pode ser usado para monitorar as quedas de energia pois as vacinas nao podem ficar acima de certa temperatura
ResponderExcluirBom dia Matheus! Qual é alimentação da câmara fria? 110 ou 220V? Acredito que serviria sim. Você pode implementar esse circuito que eu implementei ou pode utilizar um sensor de tensão:
Excluirhttp://produto.mercadolivre.com.br/MLB-733079667-arduino-automaco-sensor-de-tenso-ac-127v220v-_JM
Essa é uma importante aplicação de monitoramento de tensão! Tomara que resolva o problema!!
tem como usar o arduino para ler os dados de um display por exemplo da geladeira onde indica a temperatura e enviar para celular?
ResponderExcluirTem que ver o circuito ou datasheet do controlador da geladeira...se conseguir obter a leitura da temperatura pelo controlador e enviar para o Arduino e este enviar um SMS praa celular através de um shield GSM...outra solução é colocar um sensor de temperatura na geladeira e ligar diretamente no Arduino
ExcluirHá possibilidade de detectar a falta de mais de uma fase (sistema trifásico)? Por exemplo, detectar a ausência de R, S, ou T?
ResponderExcluirTambem tenho interesse !! Estou pensando em usar 3vz 4n25 um em cada fase e verificar com o Pic se uma das entradas faltar desliga-se as outras !!
Excluirfernando posso ligar 127v no pino 4 e 5
ResponderExcluirNão pode... somente no pino 1 e 2
Excluirgostariua de receber o codigo? podereim me enviar por favor vinicius.alvesantos@gmail.com
ResponderExcluirTá no post seguinte..
Excluirblz.encontrei la, mas nao ta rodando legal ta dando um erro e eu nao consegui identifica lo
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAcho que faltaram resistores para os leds.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirVocê pode me explicar quais cálculos utilizou para chegar no resistor de 220k? Obrigado
ResponderExcluir