sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Novo projeto: agitador magnético com controle de velocidade

Olá pessoal!

Neste post vamos iniciar um novo projeto que consiste de um agitador magnético caseiro, feito de materiais facilmente encontrados como sucatas eletrônicas e que, no final de contas, possibilitam a implementação com baixo custo. Primeiramente vamos implementar sem nenhum tipo de controle com Arduino, usando somente um potenciômetro para controlar a velocidade de um ventilador. Vamos lá!

Os materiais que utilizei foram estes:

1)  Quadro Tigre para acomodar o cooler.





















2) Cooler de PC 12V: o cooler foi retirado de uma fonte de computador e fixado na tampa do quadro Tigre.

















3) Imã de neodímio: nesta mesma tampa do outro lado ficará uma abertura onde serão fixados os dois imãs. Foi utilizada cola quente.

















4) Potenciômetro de 5K: é feita uma pequena abertura com uma furadeira para acomodar o potenciômetro na lateral da caixa:
















5) Protoboard pequena: vide imagem acima.


6) Fonte de 12V 1A: é feita uma pequena abertura na lateral da caixa para a passagem do cabo da fonte de 12V. Coloquei dois conectores de protoboard nos dois fios da fonte.

















 
7) Capa de CD (acrílico): pegar uma capa de CD em acrílico e desmontar. pegar a parte com parte lisa e colar com cola quente na caixa para que fique logo acima dos imãs sem tocá-los.

















Ficará assim:


















7) Peixinho para agitador magnético: o peixinho é um imã ou mesmo um pedaço de metal que fará o movimento no líquido. Você pode comprar o peixinho ou fazer o peixinho utilizando a parte plástica da caneta esferográfica (tira a carga da caneta e corta-se o tubo plástico do tamanho que se quer o peixinho) e duas  tampas de tubo da esferográfica (outra extremidade da caneta). Basta inserir um parafuso, pedaço de arame grosso ou mesmo um outro imã bem pequeno no tubo cortado e fechar com duas tampas de tubo (não é a tampa da caneta mas sim a do tubo, conforme imagem abaixo).


Peixinho magnético


















A montagem interna ficou assim:

















E o resultado final depois de fechada a tampa:

















O vídeo final mostrando o funcionamento:




No próximo post colocaremos um Arduino para controlar a velocidade através de dois botões. Teremos 10 velocidades diferentes e poderemos aumentar ou diminuir a velocidade usando esses dois botões.


Nenhum comentário:

Postar um comentário